Majestade Propaganda

Se o seu site é do tempo que inventaram a internet, vire esse jogo.
22 junho 2017

Se o seu site é do tempo que inventaram a internet, vire esse jogo.

Um belo cartão de visitas causa um impacto positivo, não é mesmo? Com certeza você já saiu de uma reunião olhando para um cartão que acabou de receber e se pegou pensando “Que bonito!”. E na internet? Onde está o “cartão de visitas” das empresas?

Um site bem desenvolvido e que atenda às necessidades de quem o acessa é o cartão de visitas da sua empresa na internet. A Internet nasceu há mais de 40 anos em plena Guerra Fria e no Brasil surgiu comercialmente há aproximadamente 20 anos. De lá pra cá muita coisa mudou e muitas corporações não acompanharam essas mudanças, principalmente quando se trata de presença na internet.

1

Faz quanto tempo que você não acessa o site da sua empresa? Será que está tudo certo por lá? E o site dos seus concorrentes? São alguns questionamentos para fazer você refletir.

Não passe despercebido

Imagine a seguinte situação: você está procurando uma nova escola para o seu filho e decide pesquisar na internet algumas opções. Você quer ver fotos da estrutura, ler sobre os valores e missão da escola, quais atividades extracurriculares seu filho poderá participar… Enfim, informações básicas e essenciais. Pensando dessa forma, você dará atenção à uma escola cujo site é ruim, desatualizado ou até mesmo inexistente? Bem provável que não. Agora imagine que você é o dono dessa mesma escola com o site do tempo do guaraná de rolha. Você gostaria de passar despercebido? Tenho certeza que não.

Muitas empresas pensam que investir em um site bem desenvolvido é um gasto, quando na verdade é um investimento que vai aumentar seus lucros. De acordo com uma pesquisa de 2015 feita pelo SPC, nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizar qualquer tipo de compra ou contratação de serviços. Outra pesquisa feita no ano passado pela Boston Consulting Group aponta que de todas as pesquisas feitas no Google, 70% estão relacionadas a marcas, produtos e serviços. Só pra você ter uma ideia, ano passado as pessoas pesquisaram mais sobre o iPhone 7 do que sobre as olimpíadas, que é um evento famoso no mundo todo.

Viu como é importante? Eu nem precisaria citar esses dados, porque certamente você também pesquisa (e muito!) antes de comprar qualquer coisa, desde uma simples camiseta até um carro.

24 horas por dia, 7 dias por semana

131051

Também é comum pensar que se alguém digitar o nome de sua empresa no Google, a pessoa encontrará o seu telefone. Você tem alguém para atender seu telefone 24 horas por dia? Você sabe se todas as pessoas se sentem confortáveis ao fazer uma ligação? Segundo um dado da Federação Brasileira de Telecomunicações, somente em agosto de 2016, 500 mil linhas de telefone foram canceladas no Brasil. As pessoas estão usando cada vez mais informações já disponíveis na rede para esclarecer suas dúvidas mais frequentes e deixando o telefone no passado. Adeus, linhas ocupadas!

Ao alcance da mão de todos

pexels-photo-225232

Se há 20 anos eu falasse que em pouco tempo todos teriam acesso à qualquer informação por meio de um dispositivo que está praticamente acoplado à nossa mão, ninguém acreditaria. Hoje, graças ao avanço da tecnologia, temos smartphones e tablets que nos permitem ter o mundo a um toque na tela e que inclusive já ultrapassaram o número de computadores. Se o seu site é do tempo que inventaram a internet, ele não é responsivo, ou seja, não é adaptado para visualização em dispositivos móveis.

Ainda não virou esse jogo?

Ainda dá tempo. Tudo que é novo causa espanto e até mesmo um certo medo. No início da Revolução Industrial Inglesa, as pessoas acostumadas com o processo artesanal, tinham medo de vestir roupas feitas por máquinas de fiação. O que era isso se não o medo da mudança? Mas mudar foi preciso. Mudar sempre será preciso. Colocamos as cartas na mesa. Vire esse jogo.

Pedro Marcolino

Por

Pedro Marcolino

Comente

Voltar para o topo