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Se o seu negócio não está nas redes sociais, vire esse jogo.
6 julho 2017

Se o seu negócio não está nas redes sociais, vire esse jogo.

Não importa se você vende produtos ou serviços, a presença do seu negócio nas redes sociais está se tornando cada vez mais indispensável. Quando vamos a algum lugar, seja um banco ou um restaurante, sempre vemos muitas pessoas em seus celulares e nunca foi tão fácil atingir o seu público de forma certeira. As mídias tradicionais ainda têm sua importância, isso é inegável, mas o digital veio pra ficar e ganha força a cada dia que passa, por ser muito mais eficaz e ter um custo reduzido.

Conteúdo direcionado e interessante ao seu público

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Atualmente, a maior parte das redes sociais permite que seus usuários façam anúncios e direcionem para o seu público alvo, o que é muito mais efetivo do que imprimir mil panfletos e distribuir no ponto mais movimentado da cidade. Ou ainda fazer um comercial de televisão no horário nobre. Sabe por que? Nas duas situações que dei de exemplo, você não consegue atingir somente o público que realmente interessa à sua empresa.

Se uma loja de roupas infantis investir em comerciais de TV, ele pode até atingir pais de crianças – que é o público alvo -, mas também vai atingir qualquer pessoa que esteja na frente da TV e que não tenha interesse nenhum em comprar roupas infantis. A mesma coisa acontece com os panfletos que recebemos na rua e jogamos na primeira lixeira que vemos pela frente (não joguem na rua, hein?!).

As ferramentas de anúncios do Facebook e do Instagram, por exemplo, segmentam públicos de várias formas. Localização, gênero, idade, interesses… Enfim, são fatores que aumentam a efetividade dos anúncios e atingem de maneira muito mais satisfatória esse público.

Faça com quem entende

Através das redes sociais o relacionamento tornou-se mais rápido e fácil. Estar em contato direto com o seu cliente nunca foi tão simples. Mas é preciso tomar cuidado e ter sua presença na internet monitorada e planejada por profissionais de Marketing Digital capacitados e que entendam do assunto para que tudo seja pensado e executado com competência, criatividade e profissionalismo.
Da mesma forma que o acesso à informação ficou mais fácil, esse canal também foi responsável por permitir a expressão de seus usuários, amplificando suas vozes. Eles elogiam, recomendam a outras pessoas… Mas é claro, também criticam e essas críticas nem sempre são tão agradáveis. Mais um motivo para contratar uma equipe especializada, saber fazer o gerenciamento de crise também é importantíssimo para que o seu negócio não se torne um case do que não fazer nas redes sociais.

Bons exemplos

Ter boas inspirações é uma ótima forma de ativar a criatividade. Algumas empresas que estão ao nosso lado todos os dias podem ajudar a traçar boas estratégias nas redes sociais, dá uma olhada nesses exemplos:

Netflix
A Netflix adota uma estratégia bastante leve e até mesmo cômica para interagir com o seu público, fator que conquista desde os brincalhões até os mais sérios. Nesse exemplo, a resposta da Netflix quando uma usuária perguntou porque era A Netflix.

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Giraffas
O Giraffas é uma rede de fast-food que vem quebrando alguns paradigmas e usando seus mascotes de forma criativa e divertida. Eles abordam temas cotidianos que estão em alta, como fizeram recentemente recriando as fotos da gravidez da Beyoncé.

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Spotify
O serviço de streaming musical Spotify dá sempre muita atenção aos seus usuários, o que gera identificação com o seu público. Uma pessoa comentou em uma postagem dizendo que era muito próximo do Spotify e perguntou quando eles iriam se casar. A resposta foi criativa e irreverente.

Dê um clique e vire esse jogo

Nunca fez tão sentido estar conectado. No RD Summit do ano passado, o maior evento de Marketing Digital da América Latina, o CEO da RD Eric Santos apontou que existem 16 milhões de empresas no Brasil e que apenas 10 mil utilizam serviços de Marketing Digital. Isso simboliza 0,06%. E a sua empresa? Está nos 0,06% ou nos 99,94%? Fica aí um questionamento para você pensar. Garanta a presença do seu negócio na internet, saia na frente. Vire esse jogo.

Pedro Marcolino

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Pedro Marcolino

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